top of page

Perfil

Data de entrada: 3 de ago. de 2021

Sobre

11 curtidas recebidas
7 comentários recebidos
0 melhor resposta

Terra Matula – Jarinu/SP – Cerrado/Mata Atlântica


Estamos muito contentes de participar desse projeto incrível.


Olá a todos, meu nome é Fernanda e junto com meu companheiro André, estamos iniciando o projeto Terra Matula, a 70km de São Paulo. Começamos nossa história com a Agricultura Sintrópica em Casimiro de Abreu-RJ em 2016, onde tivemos a oportunidade de ver de perto o trabalho de Ernst e encontrar na regeneração, o propósito da caminhada. Quando cheguei em Casimiro, Ernst estava desenhando um projeto para refazer o sistema circulatório de uma montanha e ali eu tive a certeza de estar no lugar certo.


Hoje estamos com uma área de 210 hectares, dos quais aproximadamente 100 já são de floresta, com várias nascentes de água e um córrego que cruza a propriedade ao meio. No restante da área houve monocultura de eucalipto e pasto para engorda de Nelore (na maioria). Estamos assumindo a área para um projeto de regeneração, produção de comida e proteção das águas. Estamos num remanescente de Mata Atlântica situado da Bacia de Abastecimento do Rio Jundiaí e consequentemente várias cidades ao redor recebem a água que brota ali.


Começaremos com a transformação da área ao redor da Sede, que tem aproximadamente 1 hectare num SAF bem biodiverso para abastecimento e venda de excedente (espécies que gostaríamos de ter em maior quantidade: cúrcuma, gengibre, ora pro nobis e outras medicinais para beneficiamento).

E pretendemos desenvolver 3 projetos de plantio durante o curso do CEPEAS:


1. Diversificação de uma área antiga de Eucalipto de 8,58hec (são daquelas mudas cedidas pela Duratex que ficava na região, indústria de celulose).

2. Recuperação de Cabeceira de Nascente, uma área de aprox. 10 hec que fica a 780m de altura (pretendo fazer plantio de medicinais e aromáticas nessa área)

3. Plantio de 10 hec de SAF de madeira e fruta (modulo para replicar em larga escala mecanizado) – dentro desse consorcio gostaríamos muito de colocar a Pfafia paniculata

fernandarappa

Mais ações
bottom of page