top of page
_BE_5346.jpg

O que fazemos

Fazemos pesquisa e educação em Agricultura Sintrópica e apoiamos Ernst Götsch no desenvolvimento de máquinas para uma agricultura florestal.

O CEPEAS sabe que a força não está apenas nas palavras que defendemos, mas sobretudo nas ações de nossas iniciativas. Em 2021, nossa equipe percebeu que ao trabalhar em conjunto poderíamos superar nossos desafios de forma muito mais eficiente. É por isso que finalmente decidimos lançar o Programa de formação de rede CEPEAS BIOMAS! Quer saber mais sobre este programa?

Histórico de cursos

         
            2016

                                                    

Dois cursos realizados nos meses de agosto e novembro, capacitando, respectivamente, 23 e 20 participantes

2017
 

Dois cursos realizados em novembro. O primeiro capacitou 52 participantes e o segundo 15. Neste, por quatro dias, o curso foi ministrado por Ernst Götsch – conceituado agricultor e pesquisador suíço, criador do conjunto de princípios e técnicas que compõem a Agricultura Sintrópica.

2018

Realização de três cursos, meses de fevereiro, julho e agosto, capacitando, respectivamente, 60, 25 e 31 participantes.  Ainda neste ano, no mês de abril, merece destaque a implantação e manutenção de campos demonstrativos de sistemas agroflorestais na sede do ICMAP, mediante a atuação de 10 (dez) voluntários.

2019

Realização de um curso em abril para 10 colaboradores do Instituto Nova Era com orientação de Fernando Rebello. Cursos com Ernst Götsch em maio, novembro e dezembro, para 65, 68 e 50 pessoas respectivamente. Apoio da brigada do Parque Nacional através do acordo de cooperação firmado entre ICMAP e ICMBio. Houve o plantio de experimentos com capim e hortaliças, capim e grãos de milho, trigo e aveia e o capim semeado junto com grãos ou hortaliças trouxe resultados promissores. Foi desenvolvido um protótipo para plantio mecanizado de grãos com capim que está sendo testado pelo CEPEAS.

2020

Em função da Pandemia do COVID-19 nossas atividades em campo ficaram bastante prejudicadas, mas conseguimos manter algumas delas. Destaques de 2020: 1) treinamento de 8 trabalhadores da fazenda Terra Booma na região do Moinho (nossa vizinha aqui na Chapada) a qual trabalha exclusivamente com agroflorestas, cujo treinamento consiste em visitas semanais para realização de atividades com os trabalhadores que fazem a implantação e manutenção das agroflorestas; 2) realizamos também a inscrição do ICMAP no edital do Prêmio de Sustentabilidade dos Emirados Árabes  na categoria água e alimentação; 3) tivemos o convite do Instituto Fraunhofer da Alemanha para realização de parceria com o objetivo de desenvolver máquinas para a agricultura sintrópica; 4) criação de um projeto em conjunto com o Instituto  Nova Era de São Paulo para o estabelecimento de  CEPEAS em cada bioma do Brasil; e 5) a implantação e manutenção de campos experimentais na sede do ICMAP.

2021

Em 2021 iniciou-se a formação da Rede Cepeas Biomas com o início do programa em Agosto

WhatsApp

(61)99829-0846

Email 

SIGA-NOS

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page